Avaliação de Disponibilidade, Qualidade e Vulnerabilidade de Recursos Hídricos

O recurso hídrico nos dias atuais é imprescindível para o desenvolvimento de qualquer atividade econômica, sendo muito importante avaliar seja a curto, médio e longo prazo, sua disponibilidade, sua qualidade e a vulnerabilidade qualitativa e quantitativa para o desenvolvimento de qualquer atividade.

A EPGA desenvolve projetos que visam realizar o mapeamento do recurso hídrico subterrâneo, superficial ou do sistema público, para que os empreendimentos possam planejar de curto a longo prazo a utilização e disponibilidade em função de sua qualidade e quantidade para os mais específicos usos.

Estudos de tratabilidade, Mudança de processos e Reuso de efluentes líquidos

Como o recurso hídrico seja torna cada vez mais escasso nos dias de hoje, é importante que seja avaliado o tratamento adequado de um efluente líquido de origem industrial ou sanitária para que se possa atender as legislações vigentes no que diz à respeito do lançamento e ao mesmo tempo seja verificado as possibilidades de redução e/ou eliminação do efluente, através de um reuso direto ou indireto, dentro de um contexto macro e detalhado de um empreendimento.

Estudos de Auto depuração e diluição de efluentes líquidos

Para que efluentes líquidos industriais e sanitários possam ser lançados diretamente em corpos de água atendendo os padrões de lançamento das legislações ambientais vigentes, há necessidade que seja realizado um estudo de auto depuração e diluição para que possa constatar que a qualidade do corpo de água receptor não seja alterada. Esta alteração pode ocorrer por questões de baixas vazões,  intermitência e saturação do corpo de água receptor no qual se deseja efetuar o lançamento, ou mesmo em situação em que determinados empreendimentos desejem se instalar, este tipo de estudo poderá dizer se haverá condições ou não para isto.

Projetos de aproveitamento de água de chuva

Com a escassez e cobrança pelo uso dos recursos hídricos, se torna cada vez importante implementar projetos para a captação e uso das águas de chuva, ou seja, as águas pluviais.

Dentro deste contexto a Noma Técnica da ABNT NBR 15527:2007 - Água de chuva - Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis - Requisitos, define critérios de aproveitamento e uso para os mais diversos fins.

 

Outorga de Lançamento, Captação, Canalização e Barramento

Para a captação de águas superficiais e subterrâneas, o lançamento de efluentes líquidos, o barramento e canalização de corpos hídricos é necessária a obtenção da outorga junto ao DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica, no caso do Estado de São Paulo, em outros estados existem órgãos gestores que trabalham nesta mesma linha técnica, com algumas especifidades.

 

Para cada caso é necessário estudos específicos, além de todo o processo administrativo junto ao órgão gestor de recurso hídrico.

 

A EPGA possui equipe profissional altamente qualificada para atendimento das mais variadas demandas no que diz à respeito de recursos hídricos.

                             Endereço:                                                                          Ligue:                                                       Contato:
              Estrada da Roncaglia, 1090 - Valinhos/SP                               (19) 3025-4514                                 epga.ambiental@gmail.com
                                                                                                                        (19) 99934-3535